Fique por dentro das novidades da construção civil: artigos técnicos, notícias, curiosidades e estudos de caso em um só lugar. 
Não deixe de compartilhar esse conteúdo com as pessoas que possam se interessar!

 

PIB DA CONSTRUÇÃO CIVIL REGISTRA MAIOR NÍVEL DESDE 2013

set 2, 2024 | TIP Notícias

PIB DA CONSTRUÇÃO CIVIL REGISTRA MAIOR NÍVEL DESDE 2013

 

(Fonte: Revista Veja Online)

 

Após cinco anos consecutivos de queda, a construção civil obteve o melhor desempenho desde 2013. Maior gerador de empregos do país, o setor teve um crescimento de 1,6% em 2019, uma alta de 5,4% em comparação ao ano anterior. O último ano de crescimento havia sido em 2013, quando registrou um avanço de 4,5%.

 

Grande parte dos créditos para esta melhora vai para o forte desempenho da construção imobiliária. Outras áreas, como urbanismo, estradas e infraestrutura também contribuíram significativamente. A área de infraestrutura, porém, é responsável por impedir um avanço ainda maior da construção civil. Muitas obras foram paralisadas nos últimos anos devido à desaceleração, ao rombo fiscal, e principalmente por conta dos recentes escândalos de corrupção que envolveram as maiores empreiteiras do país.

 

Os cortes consecutivos na taxa básica de juros, a Selic, contribuíram para impulsionar o mercado da construção imobiliária. Esses cortes resultaram na retomada de acesso ao crédito, fazendo com que o financiamento e a venda de imóveis batessem recordes. Segundo dados da Abecip, os financiamentos imobiliários cresceram 37,1% no ano passado, somando 78,7 bilhões de reais.

 

O presidente da Abrainc, Luiz Antonio França, disse que o setor da construção civil gerou mais de 71 mil vagas de emprego para o país em 2019. Isso é o equivalente a 11% dos empregos criados no país. “Isso, por si só, já mostra a importância e a relevância do nosso mercado para o desenvolvimento econômico brasileiro”, completa Luiz Antonio.

 

Fonte da notícia original:

https://bit.ly/2Izfxn6

×