Pressão lateral do concreto: Qual sua influência na rotina da obra?

Pressão lateral do concreto: Qual sua influência na rotina da obra?

 

O momento da concretagem é uma das mais importantes e tensas etapas da obra pois, formas e escoramentos mal dimensionados, podem causar deformações nas estruturas, comprometer a qualidade do concreto ou ainda mesmo, causar acidentes.

 

Ao lançar concreto fluído ou auto adensável nas fôrmas, percebe-se que o mesmo exerce enorme pressão para os lados e para baixo, chamada de pressão hidrostática, e que deve ser considerada, a nível de dimensionamento, como uma carga estática aplicada. Esta pressão (ou carga) força os elementos estruturais das fôrmas que, se não estiverem devidamente dimensionados e montados para resistir a estas pressões, pode abrir espaços que venham a permitir o vazamento (ou “fuga”) da nata do concreto, que carrega boa parte dos componentes químicos do cimento que dão resistência final ao concreto, ou de acordo com o tamanho do espaço aberto, permitir que o próprio concreto vaze para fora das formas. Por este e inúmeros outros motivos, os componentes, painéis, apoios, travamentos e ancoragens das fôrmas bem alinhados e montados, são fatores determinantes para garantir a qualidade e a segurança no processo de concretagem.

Em razão de as fôrmas serem estruturas que moldam o concreto, são infinitas as possibilidades de formatos e tamanhos, o que impede o dimensionamento simples destes sistemas. Para auxiliar este dimensionamento, os calculistas especializados recorrem à Norma Brasileira ABNT 15696, que fornece equações, recomendações e ábacos para o correto dimensionamento das fôrmas. Dentre os principais fatores atuantes neste processo de dimensionamento, destacamos:

- Altura (H) das fôrmas

- Consistência do concreto (fluidez)

- Velocidade na concretagem

- Temperatura ambiente e do concreto

 

Empresas como a TIP possuem sistemas especiais de Fôrmas Metálicas Modulares, que neste caso chama-se TIPtech, que possui estrutura em aço galvanizado e superfície de contato em chapa compensada plastificada, que proporciona qualidade incomparável às estruturas. Seu dimensionamento é feito por profissionais experientes e capacitados, que assumem toda a responsabilidade sobre o seu dimensionamento, deixando à cargo da obra, somente a correta montagem, de acordo com os projetos fornecidos. Os clientes TIP contam ainda com suporte instruções de montagem, feito por técnicos treinados, que vão às obras para capacitar as equipes, não somente a montar, mas a gerir os equipamentos em obra enquanto estão sob seus cuidados.

 

Na TIP, a parceria, a segurança e a transparência são nossas prioridades. Consulte-nos e confira!

É rápido. É prático. É TIP!
#TipEquipamentos #Formas #Escoramentos #Andaimes#BandejasDeProtecao #CargaMecanizada #TipFlex #TipSafe #TipTech