EPI e EPC. O que são e qual sua importância na construção civil?

EPI e EPC. O que são e qual sua importância na construção civil?

Talvez você ainda não saiba, mas estas duas siglas são responsáveis pela segurança em todos os canteiros de obra. Vamos conhece-las:

 

 

A Sigla EPI diz respeito aos equipamentos de proteção individual, ou seja, dispositivos que eliminam ou minimizam os riscos e a exposição à acidentes associados à determinada atividade, protegendo individualmente o trabalhador. Sua utilização, aplicação e adequação está prevista nas normas de Segurança e Medicina do Trabalho, e no caso da Construção, a NR-18. São classificados de acordo com a zona corporal protegida:
- Proteção da cabeça: capacete;

- Proteção auditiva: abafadores de ruídos e protetores auriculares;

- Proteção respiratória: máscaras;

- Proteção facial: viseiras e máscaras

- Proteção ocular: óculos de proteção;

- Proteção de mãos e braços: luvas e mangotes;

- Proteção de e pernas: botas e botinas.

 

Já a sigla EPC define os equipamentos de proteções coletivas. Esses dispositivos também tem o objetivo de eliminar ou minimizar os riscos e a exposição associados à determinada atividade, seja de forma individual ou coletiva. Seu uso deve ser restrito à ambientes em que não seja possível eliminar os riscos sem comprometer a atividade, o torna neste caso, sua aplicação obrigatória. Alguns exemplos de EPC são Barreiras de proteção contra luminosidade/radiação, fitas sinalizadoras, corrimões, pisos antiderrapantes e proteções periféricas anti-queda de pessoas e objetos, dos quais a TIP possui, no Sistema TIPsafe, as Bandejas de Proteção, Apara-lixo e corrimão de proteção periférica de lajes e escadas, feitos em aço, com resistência e qualidade garantidos, e ainda reduzindo o uso de madeira nas obras

 

Quer saber mais sobre normas técnicas e dicas para aumentar a performance de sua obra?  Visite nosso site ou solicite a visita de um de nossos técnicos e confira tudo o que podemos fazer juntos para sua obra ter resultados incríveis com economia e segurança.

É rápido. É prático. É TIP!
#TipEquipamentos #Formas #Escoramentos #Andaimes#BandejasDeProtecao #CargaMecanizada #TipFlex #TipSafe #TipTech