PIB DA CONSTRUÇÃO CIVIL REGISTRA MAIOR NÍVEL DESDE 2013


09/04/2020 | RedPill | TIP Notícias | 173

PIB DA CONSTRUÇÃO CIVIL REGISTRA MAIOR NÍVEL DESDE 2013

PIB DA CONSTRUÇÃO CIVIL REGISTRA MAIOR NÍVEL DESDE 2013

 

(Fonte: Revista Veja Online) 

 

Após cinco anos consecutivos de queda, a construção civil obteve o melhor desempenho desde 2013. Maior gerador de empregos do país, o setor teve um crescimento de 1,6% em 2019, uma alta de 5,4% em comparação ao ano anterior. O último ano de crescimento havia sido em 2013, quando registrou um avanço de 4,5%. 

 

Grande parte dos créditos para esta melhora vai para o forte desempenho da construção imobiliária. Outras áreas, como urbanismo, estradas e infraestrutura também contribuíram significativamente. A área de infraestrutura, porém, é responsável por impedir um avanço ainda maior da construção civil. Muitas obras foram paralisadas nos últimos anos devido à desaceleração, ao rombo fiscal, e principalmente por conta dos recentes escândalos de corrupção que envolveram as maiores empreiteiras do país. 

 

Os cortes consecutivos na taxa básica de juros, a Selic, contribuíram para impulsionar o mercado da construção imobiliária. Esses cortes resultaram na retomada de acesso ao crédito, fazendo com que o financiamento e a venda de imóveis batessem recordes. Segundo dados da Abecip, os financiamentos imobiliários cresceram 37,1% no ano passado, somando 78,7 bilhões de reais. 

 

O presidente da Abrainc, Luiz Antonio França, disse que o setor da construção civil gerou mais de 71 mil vagas de emprego para o país em 2019. Isso é o equivalente a 11% dos empregos criados no país. “Isso, por si só, já mostra a importância e a relevância do nosso mercado para o desenvolvimento econômico brasileiro”, completa Luiz Antonio. 

 

Fonte da notícia original:

https://bit.ly/2Izfxn6

Quer tecnologia, segurança e economia em sua obra?

Envie-nos sua mensagem e saiba como melhorar os resultados de sua obra com nossos equipamentos.

Fale conosco

e descubra as vantagens de ser nosso parceiro